quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nick Knight: De Skinhead a Fashionista


Creio que nunca antes na história da fotografia conhecemos um profissional que mudou de água para o vinho, como é o caso do inglês Nick Knight.

Em 1982, no auge da rebeldia e junventude pautada pela então primeira ministra britânica Margaret Tatcher, pelo surgimento de partidos de ultra-direita como o National Front e, ainda em 69 pela junção dos imigrantes jamaicanos com os jovens ingleses que curtiam ska e reggae, Knight fotografa e publica seu primeiro livro, Skinhead.
O livro e seus maravilhosos retratos em preto e branco chamam a atenção de Marc Ascoli, que lhe concede a primeira oportunidade de fotografar um catálogo para um famoso designer. A partir de então, passou a fotografar tanto editoriais de moda quanto campanhas publicitárias. Seus clientes vão desde o falecido Alexander McQueen, até os cristais Swarovski, passando por Audi e Lancôme, entre outras marcas famosíssimas.
Em 2011 inicia sua carreia como diretor, dirigindo o controverso videoclipe "Pagan Poetry" da cantora Björk. Seu boom se deu este ano com a direção do videoclipe de "Born this way" de Lady Gaga.
Um dos seus projetos mais polêmicos é baseado, junto com a perfumista Sissel Tollas, na criação de uma fragrância que exale o odor da violência. Todo o processo foi documentado na internet no site Violence da Show Studio.

Diferentemente do seu conterrâneo e contemporâneo Gavin Watson, Knight acaba criando raízes em tudo aquilo que a sub-cultura do skinhead vem ojerizando há tantos anos. Apesar da linguagem própria que suas fotografias imprimem, é clara a influência que Helmut Newton e Guy Bourdin têm tido em seu trabalho.

Knigth apesar da mudança brusca é considerado um fotógrafo visionário que teria desafiado as convenções estéticas sobre beleza.

O livro
Livraria Cultura
Idioma do livro: Inglês
Encadernação: Brochura
Ano de Lançamento: 1983
Número de páginas: 86
Preço: R$ 33,20
Clique aqui para adquirir o livro
Download:
Megaupload + ?d=7FR1R4C6
Créditos:
O download do livro cortesia do blog SkaBeatClub, e a descrição do blog Moderno Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário