sábado, 29 de outubro de 2011

Doc Martens e a cultura


Doc Martens é uma marca inglesa (apesar do seu criador ser alemão), que inclui vestuários, assessórios e calçados, e que está muito presente nos anos 60, 70 e 80 nos sonhos de qualquer jovem Punk e principalmente Skinhead inglês.

Os primeiros modelos de botas da Doc Martens foram desenvolvidos na Baviera, Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, por um médico chamado Klaus Martens, que estava querendo fazer um tipo de bota militar mais confortável.
Em 1947, desenvolveu a idéia junto com Dr.Herbert Funk (um velho amigo da Universiade) e usando a borracha descartada de aeroportos da Luftwaffe, eles consolidaram as conhecidas solas confortáveis e duráveis, e obteveram um grande sucesso entre as donas de casa da época.

As primeiras botas Dr. Martens no Reino Unido sairam em 1 de Abril de 1960, de coloração vermelha-cereja, e logo se tornaram popular entre os trabalhadores, como carteiros, policiais e operários, e consequentemenbte, entre cultura Skinhead, que já demonstrava em seu lema "Working Class Pride" que era bem-vinda qualquer idumentária proletária para compor seu visual.

Para conhecer melhor uma breve reportagem dirigida por Chris Read sobre a marca, Dr. Martens: 50 Years of Rebellion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário