sábado, 1 de janeiro de 2011

Ila Van - Uma das minhas mais felizes descobertas

Se tem uma coisa que estou escutando muito ultimamente é Soul.
Essa minha nova paixão começou com Amy Winehouse, e se alastrou por outros artistas de décadas anteriores, principalmente nos anos 60.
Foi tentando embarcar em uma viagem musical nesta época que me deparei com diversos artistas desconhecidos que me chamaram muito atenção, principalmente artistas de um movimento chamado "Northen Soul".
O Northen Soul é um movimento de música e dança, britânico, e emergente da cena Mod, musicalmente inspirado no Soul clássico norte-americano e baseado num ritmo mais enérgico, com toques de psicodelia.
Ila Van é uma cantora que faz parte desse movimento.
Assim como todos os artistas desse movimento, não consegui encontrar muito material. O único disco que tenho dela é uma coletânea, "The Ila Van Collection", e mais nada.


Estou apaixonado por esse disco.


Ila Van tem uma voz muito boa, suas músicas são muito gostosas de se ouvir, suas melodias muito empolgantes.
Nesse disco ela percorre o Soul tradicional norte-americano, estilo Aretha Franklin, passa pelo Blues (como na música Cruising With The Blues), e também pelo que eu considero o típico Northen Soul, explicitado na música No Good Jim.


Para quem quiser conhecer essa diva do Northen Soul, vou disponibilizar no blog em breve.
Aguardem.


Gostaria de agradecer o blog Soulitario. Foi de lá que eu baixei essa coletânea, e outras tão interessantes desse maravilhoso universo musical da música negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário