sábado, 1 de janeiro de 2011

Primeira exibição do ciclo Skinhead no MIS Campinas

Para quem não sabe, o MIS Campinas é um espaço público com ativa participação da sociedade civil, e um lugar que sou freqüentador assíduo.
Entre as atividades que ocorrem nesse espaço é o Circuito MIS de Cinema. Uma excelente proposta de exibição e discussão de filmes..


Empolgado com essa idéia de poder ser curador de mostras e compartilhar filmes e opniões, eu geralmente proponho alguns ciclos. Até agora, foram 3 ciclos de filmes propostos por mim, Rock'n Cinema, Cyberpunk Japonês e Juventude & Rebeldia
Todos eles foram ótimos, e rendeu boas conversas.


Agora, meu novo projeto é filmes sobre Skinheads.
O intuito desse ciclo é desmistificar um pouco sobre o que as pessoas entendem por Skinhead, tirando aquele foco que a mídia sempre dá, e colocando sob uma outra perspectiva. 
Vou buscar mostrar suas origens (negras), e suas diversas facetas, além de explicar como o neo-nazismo se infiltrou no movimento, descaracterizando-o do espírito original.


A primeira exibição já aconteceu, sábado passado (dia 21/08/2010), com o filme Made in Britain de 1982.
O filme é simples, é sobre um Skinhead de 16 anos revoltado. Não era exatamente o filme que pretendia passar, na primeira divulgação do ciclo constava o filme Diário de um Skinhead, mas acabei tendo problemas com a legenda e fui obrigado a substituir.


Tim Roth
Pra falar verdade, achei até melhor eu ter passado este filme em vez do outro.
A exibição rendeu uma boa discussão sobre a ineficácia das instituições do sistema, inclusive as assistências sociais.


Fiquei tão empolgado com esta temática que pretendo fazer uma "versão 2" deste ciclo, e nesta, tratarei de incluir o filme Diário de um Skinhead.


É uma pena eu não ter filmado nada, nem ter tirado foto. Vou ver se consigo ajuntar dinheiro para comprar uma câmera de boa qualidade e assim postar fotos (ou até videos) dessas discussões.
Eu aprendo muito com elas.


De qualquer forma, fiquem atentos, os proximos filmes serão This is England, Skinhead Attitude e na última exibição, uma coletânea especial de videos, documentários e reportagens sobre o universo Skinhead.


Queria aproveitar também, para agradecer aos amigos dos blogs Skinhead Culture e A Cena - Agitos Culturais por ajudarem na divulgação do ciclo.


Aqui embaixo, o cartaz da programação do ciclo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário