sábado, 1 de janeiro de 2011

Um pouco da historia dos Skinheads contada pela fotografia

Para os leitores do blog, vou mostrar de antemão as que fotos serão mostradas em "video-slide" na última apresentação do Ciclo Skinhead que ocorrerá dia 13/11 no Museu da Imagem e do Som de Campinas, se tudo der certo.
Essas fotos que eu reuni mostram diversas facetas pouco conhecidas do movimento Skinhead.  Skinheads Comunistas, Skinheads Anti-Nazistas, Skinheads Negros e muitas fotos de Skinhead Girls.


Acesse o meu link do Picasa e veja as fotos que eu reuni.
http://picasaweb.google.com/gabrielvince87/Skinhead


Dispensando um pouco o discurso das verdadeiras origens do movimento Skinhead em formas de texto, resolvi mostrá-las também em formas imagéticas.


Só para aguçar a sua curiosidade logo de cara, aqui vão algumas fotos incríveis:


Skinheads negros:





Poucos sabem, mas o movimento Skinhead era extamente o oposto do que é hoje conhecido. 


O Skinhead, tradicionalmente, é um movimento que nasceu de uma interação amistosa entre imigrantes e nativos.  O movimento foi fruto do contato da cultura imigrante negra Jamaicana (os Rude Boys) com os filhos operários britânicos.
Os extremistas xenófobos surgiram bem depois, cooptados pelos partidos de extrema direita como o National Front.
Apropriaram do modo de se vestir e do termo Skinhead, subvertendo-o, e apesar de serem uma minoria, um dos principais motivos do termo Skinhead ser relacionado somente a essas células racistas é o sensacionalismo midiático, e a incrível tendência das pessoas em generalizar o termo.


A idéia original não era nem política (nem de esquerda, e muito menos de direita), e sim restritamente relacionado a música e ao visual típico. Uma das figuras ícones dos Skinheads Originais é Laurel Aitken, um negro jamaicano e imigrante, considerado o padrinho do SKA.




Skinheads anti-racistas



Skinheads anarquistas e comunistas




Outra historia pouco conhecida.

Os Skinheads não foram cooptados apenas pela direita. Em muitos países, principalmente na França, são em grande parte aliados a grupos de esquerda.
Muitos deles formam um grupo conhecido como RASH, Red and Anarchists Skinheads ou, em português, Skinheads Anarquistas e Comunistas.
São Skinheads que se posicionam abertamente contra o fascismo, o neonazismo e todo tipo de preconceito como o racismo e a homofobia. Alguns membros da RASH fundaram torcidas organizadas como as Ultras Contra o Racismo em Portugal, como uma forma de se posicionar contra o racismo e o neonazismo presente nas torcidas organizadas de futebol.
Muitos desses grupos dão suporte a grevistas, entrando em conflito com policiais e até fazendo shows e arrecadando fundos, como a banda The Redskins.
A banda The Redskin organizou apresentações em 1984 em apoio à greve dos operários mineiros britânicos, para arrecadar fundos para a greve. Sobre a greve dos mineiros, compuseram a canção "Keep On Keepin' On!".


Mulheres Skinheads (Skinhead Girls)



Nenhum comentário:

Postar um comentário