sábado, 1 de janeiro de 2011

Segunda exibição do Ciclo Skinhead no MIS Campinas



Ontem, dia 18/09/2010 foi a exibição do segundo filme do ciclo Skinhead, This is England de Shane Meadows, e como prometido vou postar aqui no meu blog um relato de como foi.


O primeiro sentimento ao terminar o filme foi de alívio. 
Alívio porque surgiu um boato por ai que alguns Punks idiotas iriam invadir o MIS, quebrar tudo, tentar impedir a exibição do filme e depois me bater. 
Enfim, o boato se confirmou como apenas um boato, e a exibição se deu sem problemas.


O filme foi exibido para um público, que em sua maioria, era diferente do que estava na primeira exibição. 
Acho isso muito bom, pois a chance da terceira exibição ser mais cheia é maior.


Outra coisa que me agradou foi que a maioria das pessoas ficaram para o debate que ocorre sempre depois do filme. Neste debate eu quis introduzir com a história do movimento Skinhead, coisa que o filme metaforicamente faz.


Diria que "This is England" é um dos poucos filmes que tratam o tema Skinhead com honestidade, coisa a maioria dos filmes (principalmente americanos) não fazem.
Honesto porque mostra não apenas os Skinheads nacionalistas e xenófobos, mas os primeiros Skinheads que se ligavam apenas em uma cultura que envolvia o modo peculiar de se vestir e a música, além de ter uma forte presença negra.





O filme mostra bem a cisão que houve dentro do movimento e deixa claro que não foram todos os Skinheads que adotaram o discurso da extrema-direita e principalmente mostra que esse discurso não nasceu dentro do movimento e sim foi trazido de fora por políticos.
Tudo isso foi discutido no debate pós-exibição.


Saindo um pouco do campo político que o filme tenta representar, vou falar do que foi bem discutido durante o debate, que foi a preocupação do diretor em mostrar o lado humano e contraditório do ser humano, independente das suas convicções políticas.
O personagem Combo, que no filme faz o papel de um Skinhead que volta da prisão com idéias racistas, é uma pessoa que também tem suas frustrações pessoais e se apaixona, como toda pessoa.
Humanizar o inimigo é algo que poucos filmes fazem, geralmente se prendem a esteriótipos e usam a dicotomia clássica do bem contra o mal, definindo bem os papeis para cada.





A atuação de Stephen Graham (Combo) e do jovem Thomas Turgoose (Shaun) também foram elogiadas durante o debate. Além disso, foi comentado também os aspectos estéticos do filme, de intercalar imagens de documentários para situar a história no tempo (década de 80) e espaço (Inglaterra). 


Enfim, a próxima exibição do ciclo será o documentário Skinhead Attitude, marcado para o dia 9/10/2010, espero vocês lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário