sábado, 19 de março de 2011

Standing in the Shadows of Motown - Um documentário revelador


E se eu disser que houve um grupo chamado "Funk Brothers" que gravou mais clássicos que Elvis, Beach Boys, The Beatles e Rolling Stones juntos?
Pois é meus amigos, esse grupo existiu, e foi o responsável pelo que ficou conhecido mundialmente como "som da Motown".

Os Funk Brothers foram um grupo de músicos de Detroit, que compôs e tocou quase todos os grandes hits de Soul como Smokey Robinson & The Miracles, Marvin Gaye, Martha & The Vandellas, The Supremes e The Temptations. Neste documentário dirigido pelo americano Paul Justman, que esclarece e mostra o sucesso e o declínio de alguns artistas desse período, através de entrevistas e imagens de arquivo.
Como a cultura Mod não envolve apenas boêmias, bares, brigas, paixão por ternos, Scotters mas também, uma cultura musical riquíssima, não haveriam os Mods sem os Funk Brothers (ou ao menos, não haveria uma parte essencial dessa cultura) pois não haveria, certamente, o som da Motown.

Muito se fala da invasão britânica do Rock nos EUA, mas pouco se comenta da invasão do Soul na Inglaterra, com os Funk Brothers, onde foram surpreendidos pela popularidade que não tinham em sua terra natal.
Bandas como Beatles e Rolling Stones tocaram alguns de seus clássicos.

Resumindo, este documentário mostra a incrível história de um dos pilares fundamental da alma da musica negra de todos os tempos.

Peguei o filme aqui
http://skadrophenia-soundsystem.blogspot.com/2011/03/standing-in-shadows-of-motown-filme.html
A legenda está em espanhol, mas estou traduzindo aos poucos, e colocarei aqui no Blog quando estiver pronto.

Aproveitem!

Um comentário: