terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Matéria de Telejornalismo - Skinhead Reggae


Skinhead Reggae

Subcultura é definida como um grupo de pessoas com características distintas que as diferenciam  de uma cultura mais ampla, de qual elas fazem parte.
O Skinhead surgiu no final dos anos 60, da mistura dos imigrantes jamaicanos, que moravam nos guetos da Inglaterra, com os jovens ingleses que já admiravam a música negra.
Greg Fernandes, jornalista, mantenedor do site You and Me on Jamboree, e membro da Jurassic Sound, explica as origens do Skinhead Reggae.

Greg:
A relação do Skinhead com a Jamaica começou na década de 60, mais precisamente 62, quando a Jamaica conseguiu a independência da Inglaterra e depois disso houve uma imigração e massa dos jamaicanos para Inglaterra em busca de melhores condições de vida. Chegando lá, eles não tinham dinheiro, moravam nas regiões mais pobres, nos bairros mais pobres e lá tinha uma mulecada que também era do gueto da Inglaterra.

Cabeças Raspadas

O termo Skinhead foi concebido pela mídia para definir esses jovens, que raspavam a cabeça, para se diferenciar dos hippies que estavam em ascenção na época.

Greg:
A coisa de cabeça raspada tem várias versões, nessa época que houve a imigração, e os caras foram morar nos lugares mais pobres, mais baratos, um desses lugares eram regiões portuárias,  que tinham os estivadores que raspavam a cabeça para não pegar piolho com as encomendas que vinham de fora e a outra versão, que é a mais aceitável, era oposição aos hippies.

Segue abaixo vídeo da entrevista na íntegra:

2 comentários:

  1. Informação! Isso é importantíssimo para tirar da cabeça das pessoas que skinhead é sinônimo de racista e gente violenta! Parabéns pela iniciativa! Nós fãs de ska, oi, soul, mod rock etc etc agradecemos! Keep The Faith, bro!

    ResponderExcluir